Legislativo e Executivo conquistam unidade do castramóvel

Aquisição de veículo para castração de cães e gatos foi articulada por representantes políticos do município junto ao deputado Ricardo Izar, que viabilizou emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil

Publicado em: 05 de julho de 2019

Nesta semana o município de Charqueada recebeu unidade do castramóvel. A aquisição do veículo vinha sendo articulada há algum tempo por representantes políticos do município, dos poderes Executivo e Legislativo, junto ao deputado federal Ricardo Izar (PP-SP). O parlamentar disponibilizou emenda no valor de R$ 120 mil para efetivar a ação.

 

Adaptado, o trailer serve como centro cirúrgico para castração de cães e gatos e ajuda a controlar o aumento excessivo da população de animais de rua. A unidade móvel conta com ar-condicionado, espaço para triagem, sala de cirurgia e local para a recuperação do animal.

 

Agora, de acordo com representantes locais, os próximos passos se baseiam na regulamentação do castramóvel para seu devido funcionamento no município.

 

A chegada do veículo para castração de cães e gatos não apenas auxilia no controle populacional dos animais como é vetor importante na própria saúde humana. Com a castração, uma série de doenças deixam de ser transmitidas e, consequentemente, reforça as demais ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde do município.

 

CADASTRAMENTO - A prefeitura já está realizando o cadastramento de animais para castração. Essa inciativa, de antemão, tem como propósito organizar a demanda e analisar os perfis dos tutores interessados e do animal. Para realizar o cadastro basta ligar no Centro de Saúde Animal - popularmente conhecido como Zoonoses: (19) 3186-9068.

 

     


Cadastre-se e receba notícias em seu email